segunda-feira, 21 de junho de 2010

Problema de uma mãe-jornalista. Ou de uma jornalista-mãe

Eu me arrumava para ir para a TV. Recebi um telefonema do meu filho, de um outro número de celular que não era o dele. Imediatamente perguntei: "Cadê o seu celular?" "O professor confiscou", ele respondeu. "E só vai entregar pra você", completou. Suspirei. E comecei a correr pra ir buscar o Gabriel e o celular dele na escola, antes de almoçar correndo, pra ir trabalhar também correndo. Ai, meu Deus, porque tudo na minha vida é "correndo"? Paciência. Lá fui eu.

Cheguei à escola, lá estava o Gabriel, com aquela carinha que ele faz desde bebê, de menino sapeca e carismático, que a gente olha e não sabe se dá uma bronca daquelas, ou se aperta as bochechas e enche de beijos. Mas, enfim, ele estava com aquela cara de quem aprontou, e eu com aquela cara de mãe apressada. A coordenadora do ensino médio se apresentou -- sim, o Gabriel tem 15 anos -- e me convidou pra ir à sala dela. E o Gabriel com aquela mesma cara. E eu evitava olhar pra ele, com medo de cair na risada na frente da coordenadora com cara de brava.

Entrei na sala dela, expliquei que estava atrasada e pedi, por favor, para ela ser breve. Resumindo bem o sermão: o Gabriel estava assistindo ao jogo de Portugal contra a Coréia do Norte, no celular, do lado de fora da sala. Até aí, tudo bem. Afinal, comprei o celular pra isso mesmo (o Gabriel é fanático por futebol). Só que, a cada gol de Portugal, ele corria para a janela da outra classe e mostrava o celular, com a repetição do gol, para os colegas que ainda estavam em aula. Detalhe: foram sete gols! É claro que ele foi flagrado pelo professor, que pegou o celular e o resto vocês já sabem.

Voltando à coordenadora: ela disse que o meu filho tumultuou a aula alheia e por isso teve o celular recolhido. O Gabriel ouvia tudo, com aquela expressão meio-contrariada-meio-orgulhosa. E eu ouvia tudo e devia estar com a mesma expressão dele. Ela continuou, disse que adora o meu filho, que ele é um ótimo aluno, educado, inteligente... mas levado. Mas e as notas baixas em física? Perguntei, como uma mãe preocupada. Ela disse então que a escola disponibiliza para os alunos um plantão de dúvidas de física, diariamente, das duas às quatro da tarde. Bingo! Decidi que o Gabriel iria ao tal plantão. Mas, imediamente, rápido como sempre, ele mandou: "nem morto! Não vou perder os jogos das três e meia!" Meu Deus, que vontade de rir! É claro que percebi que até a coordenadora-com-cara-de-brava segurou a risada.

Bem, com muita pressa, adverti o Gabriel, pedi desculpas, agradeci e me despedi correndo, atrasada. Mas quando entramos no carro... explodimos em risadas. Eu e meu filho levado. E fanático por futebol. Que sabe tudo, absolutamente tudo, sobre a Copa do Mundo. E que fez todas as apostas pra mim no bolão da TV e me deixou em primeiro lugar! Que lê todos os cadernos de Esportes de todos os jornais. Mas que também gosta de política e tem a opinião dele formada, que nem o avô consegue mudar.

E que é inteligente, educado, ótimo aluno...mas levado. Tudo isso, veja bem, segundo a própria coordenadora. E que faz aquela mesma carinha de quando era bebê e aprontava algo errado, mas sempre engraçado. A mesma carinha de quando tinha cinco anos e eu fui chamada à escola dele pra ouvir a seguinte reclamação: "O Gabriel fica correndo atrás das meninas, chamando as meninas de gostosas no recreio".

Esse é o Gabriel. Voltando ao caso de hoje, é claro que depois das risadas, dei uma bronca, só pra não passar em branco. Mas é claro também, que quero que ele seja assim... pra sempre!

4 comentários:

  1. Mimimimimi fofo, mimimimi educado, mimimimi sapeca..DEIXA SÓ ELE LER ISSO!
    HÁ!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Nem conheço o Gabriel muito bem, mas acho que até imagino a cara dele!

    É isso aí, Gabriel. Mostra pra ela quem manda! \o/

    Muito engraçado o texto. Muito!

    Gostei mesmo, Lídice!
    Um beeeijo!

    ResponderExcluir
  3. Adorei, Li!!!! Morri de rir! Melhor momento do meu dia!! Eu fazia igualzinho a ele... Olha só o que aconteceu.
    Liga pra mim, Amiga??
    Beijos.
    Michele

    ResponderExcluir
  4. ahahahahahahha sensacional...e pensar que eu era assim quando era criança...ahahaaahha

    mande abraço pra ele e vamos juntos ser campeões do bolão !!

    ahahaa

    bjus !

    ResponderExcluir