quarta-feira, 2 de junho de 2010

Pessoas com cores e sobe-sons

Eu estava na redação, na correria de mais uma tarde frenética. Daquelas. Tocou o celular. Do outro lado da linha, Desirée Brant, a moça do tempo, a melhor meteorologista que conheço. Empenhada, competente, interessada. E empolgada. Sempre, sempre muito empolgada. Adivinha só? "Eu fui ao lançamento do livro do Paulo Galvão"! Jura?? Sim, ela jurou. Estava demais, sucesso absoluto, cheio de gente. Jornalistas, amigos, colegas, ouvintes, fãs. Fiquei feliz por ele, por ela, triste por mim novamente, pela minha ausência, mas a tristeza passou - de novo. Afinal - de novo - não foi a primeira vez que perdi um evento imperdível. E veio a alegria, a satisfação, a empolgação por estar falando (assim mesmo, no gerúndio), naquele exato momento conturbado, cheio de cortes secos, com uma pessoa tão querida, tão alto-astral, tão amiga. Mesmo sendo bem rápido, afinal, eu estava no meio do fechamento. Ela quis imaginar qual seria o tamanho do escândalo que faríamos caso nos encontrássemos lá. Sim, porque a Desirée, assim como eu, não consegue conter qualquer tipo de alegria, nem que seja por um segundo. Acho que também por isso gosto tanto dela.
Sempre tive dificuldade para lidar com pessoas muito contidas. Muito racionais. Ou meio mornas. É que gosto de gente. De gente que fala, que ri, que chora, que briga, que abraça, que olha nos olhos, que enfrenta, que consola. Que se preocupa. A verdade é que adoro um drama. Adoro a mistura inexistente, inusitada e até improvável de Shakespeare com Jorge Amado. De Gabriel García Márquez com Lygia Fagundes Telles. Magia, relacionamento, mistura de gente, intensidade, teatro, platéia. Descobri muito cedo que é bem mais fácil viver assim. De verdade. E gosto das pessoas assim. Que se emocionam, vibram e fazem barulho.
Aliás, no paralelo que sempre faço entre a vida e a TV: é muito mais gostoso assistir a um VT cheio de imagens coloridas, edição repleta de efeitos, sonoras fortes e sobe-sons, muitos sobe-sons. VTs assim atraem mais as pessoas. Pessoas assim atraem mais as pessoas.
(Ah, voltando à minha prima Desirée, prometemos que vamos nos encontrar em breve. Só precisamos, adivinha...encontrar um tempinho.)

Um comentário:

  1. A Dê é ótima mesmo! Faltou a foto dela de coelhinha de páscoa aqui, pra todo mundo saber do que se tratam as "pessoas com sobe-som e cores".
    Um ótimo exemplo, madre!
    Beijos!!

    ResponderExcluir